Clean eating é sobre comer comida de verdade que cresce na natureza afastando-nos dos alimentos procesados e quimicalizados, vulgo junk food. Clean eating é também sobre tornar a alimentação saudável fácil e apetecível.

Não existem dogmas nem restrições alimentares. Não há listas de alimentos bons e maus, falamos sim de consciência e densidade da nutrição. A realidade é que ninguém quer seguir uma dieta rígida e na verdade ninguém o faz. Quase todas as pessoas que fazem dieta andam às escondidas a dar as ditas facadinhas. Para quê forçar-se a escolher uma forma de comer quando existem disponíveis tantos alimentos ricos em nutrientes?

Comer assim não significa que vai ser sensaborão ou aborrecido. Com produtos de elevada qualidade, qualquer simples receita pode ser colorida e saborosa. Quando escolhe alimentar-se de uma forma limpa preocupa-se mais com a qualidade de com a quantidade e escolhe não utilizar alimentos que sabe que lhe vão fazer mal.

Em todos os programas da Renature vamos dar prioridades a uma alimentação de base vegetal e sem glúten e sem açúcar. Em geral não utilizamos os lacticínios habituais e mais comerciais mas em algumas refeições poderemos utilizar queijo e iogurte de cabra e de ovelha e de elevada qualidade. Os ovos são biológicos e a pequena quantidade de peixe e de carne será sempre biológica e de produtores locais de alta qualidade.

NUTRIÇÃO COMO FERRAMENTA PARA PEAK PERFORMANCE

A investigação científica demonstra que aquilo que comemos afeta diretamente a forma como pensamos, sentimos, o nosso aspecto e também como nos comportamos. Aquilo que colocamos no nosso garfo tem um impacto direto no nosso bem estar, não só ao nível celular mas ao nível de toda a nossa vitalidade. Determina como nos sentimos, os nossos níveis de energia, limitando ou contribuindo para a força que temos para enfrentar os desafios do dia a dia.

Dependendo daquilo que escolhemos comer, estaremos a dar um tipo de informação ao nosso organismo. A informação torna-se parte de nós, do nosso corpo e da nossa mente e isso afecta os nosso pensamentos e emoções.
Se queremos estar na nossa melhor forma e ter um desempenho ótimo ou uma peak performance, ter cuidado com as nossa escolhas alimentares é importante. Para ter uma melhor performance, em qualquer área da vida, como atleta, como mãe, como parte integrante de um mundo corporativo altamente exigente, podemos utilizar a alimentação como ferramenta para nos sintonizarmos com uma maior clareza mental, um maior nível de energia ao nosso dispor e com mais criatividade.

Se o seu foco for o seu desenvolvimento espiritual, então uma alimentação leve à base de plantas é o ideal. Se for uma empresária ou empresário a levar uma empresa para a frente, as suas escolhas alimentares precisam de incluir outros alimentos que aportam uma energia mais robusta. Se for uma mãe em fase de amamentação, poderá ter que introduzir alimentos que a fortaleçam e a ajudem a permanecer enraizada.

NUTRIÇÃO E RECUPERAÇÃO DO CÉREBRO E DO FOCO.

É frequente ouvirmos dizer que somos aquilo que comemos mas é mais correto dizer que o nosso corpo, mente e emoções estão diretamente ligados com aquilo que comemos, digerimos, pensamos e fazemos.

Se sente com stress e sem capacidade de foco, dar uma limpeza à sua alimentação vai ajudar. Se tem oscilações de humor e muitos altos e baixos no seu nível de energia ao longo do dia, constantemente à procura de um shot de café ou de açúcar para poder continuar, limpar a sua alimentação e o seu corpo vão ajudar a recuperar o equilíbrio.

As orientações gerais para recuperar o foco e dissipar um estado permanente de confusão, assim como para fortalecer um corpo que está cansado e sofre de stress, são a de seguir uma alimentação essencialmente alcalina e escolher alimentos anti-inflamatórios, adicionar gorduras boas e suplementar com minerais e vitaminas que podem estar baixas ou em falta para dar início a uma jornada de recuperação da flora do seu intestino. As gorduras boas são essenciais para o funcionamento do cérebro assim como os minerais ajudam a equilibrar o pH do organismo. Uma flora equilibrada é essencial para uma boa saúde mental e para a capacidade de foco.

Nos programas da Renature vamos servir refeições que obedecem aos princípios descritos acima.

Alguns exemplos de alimentos que contribuem para um bom funcionamento do cérebro são:

  • – Alimentos ricos em ácidos gordos ómega; sementes de linhaça, sementes de cânhamo, fitoplâncton marinho, óleo de krill, peixes gordos de água fria, carne biológica de pasto.
  • – Alimentos com elevado teor de minerais: Folhosos verdes, pseudo cereais como o amaranto, a quinoa e o millet, trigo sarraceno, germinados, nozes e algas.
  • – >Alimentos funcionais; couve fermentada, kombucha, kefir.
RENATURE © Copyright 2018- 2020 - by DCC - digital community creators