Os nossos programas são desenhados para fortalecer a capacidade inata das crianças e jovens adultos de sentir o mundo através de experiências motoras, cognitivas e sensoriais em ambientes naturais.
As experiências e programas têm lugar em Florestas, Parques naturais e Jardins Públicos e têm como objetivo apoiar o desenvolvimento das capacidades intelectuais, emocionais, sociais e físicas como:
- – Criatividade, Imaginação e capacidade de resolução de problemas
- – Concentração e Foco
- – Brincadeira livre no exterior para realçar as capacidades sociais como a cooperação e as dinâmicas de grupo
- – Silêncio e Escuta Activa
- – Paz, auto-controlo e auto-disciplina
- – Intuição
- – Comunicação
- – Sentido de Pertença
“Time in nature is not leisure time; it’s an essential investment in our children’s health.”
Richard Louv
Os nossos Programas para Escolas
O DIA NA FLORESTA
Sessões únicas de 3 horas que desenvolvem diferentes capacidades:
SOU AMIGO DOS MEUS AMIGOS
Neste programa trabalhamos a Resolução de Conflito, a Cooperação, a Comunicação e o Sentido de Pertença
SOU EXPLORADOR E ALCANÇO
Aqui trabalhamos a motricidade, a intuição, a criatividade e imaginação e a capacidade de concentração e foco.
EU SOU DA NATUREZA
Aqui oferecemos a oportunidade de aprofundar o silêncio, a escuta activa, a auto-regulação e a experiência da multissensorialidade.
A TUA FLORESTA
Estes programas são desenhados juntamente com os professores para ir de encontro às necessidades específicas das crianças.
SESSÕES DE 3 HORAS
Sessões únicas para trabalhar capacidades específicas
SESSÕES REGULARES
Uma sessão de 3 horas todas as semanas durante um período de 7 a 10 semanas.
CONTACTE-NOS para programas desenhados especificamente para os vossos alunos e professores.
Richard Louv, fundador da Children & Nature network, escritor e investigador da relação das crianças com o mundo natural num contexto da vida moderna defende que o Síndrome de Défice de Natureza resulta de:
- – Menor tempo de brincadeira livre
- – Maior tempo com actividades estruturadas
- – Menos tempo no exterior
- – Mais tempo passado no mundo digital
- – Menor utilização de todos os sentidos
LER AQUI sobre o benefício da Ligação das Crianças com a Natureza.
A Ligação com a Natureza é fundamental para a saúde do Ser Humano

Ligação à Natureza como equilíbrio para o desenvolvimento da Criança
O pediatra português Mário Cordeiro fala sobre a importância da ligação à natureza como fonte de equilíbrio para o estilo de vida actual das crianças. Numa entrevista ao Jornal I em Portugal diz:
“A ecrã-dependência, o sedentarismo, o isolamento, a transformação das relações sociais em páginas de Facebook são uma pena não apenas pela parte física mas pela desumanização das crianças e pelo aumentar do hiato entre o ser humano e a Natureza e o exterior”, diz.
Mas se as razões espirituais não chegarem, que os pais pensem em coisas práticas. “Brincar no exterior ajuda muito a ter menos infecções, a ganhar defesas imunológicas e autonomia psicológica. Ajuda a crescer em todos os sentidos, enquanto estar sempre em casa, bloqueado num bunker, estiola e faz regredir, inclusivamente do ponto de vista intelectual.”
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